Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Brasileira de Estudos CTS, mantida pela ESOCITE.BR, é uma publicação online quadrimensal que reúne produção original e inédita resultante de pesquisas científicas nas áreas de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Dotada de uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar, a revista procura trazer contribuições sobre os diversos temas relacionados a essa área, salientando os aspectos culturais, políticos, econômicos e sociais presentes nas práticas científicas e tecnológicas e contemplando espaço para as diversas áreas relacionadas. Para serem aceitos na publicação, os trabalhos precisam lidar com as questões envolvendo Ciência, Tecnologia e Sociedade.

É importante apontar que a área de estudos CTS vem se consolidando no Brasil e América Latina nas últimas décadas, com a formação de redes de pesquisadores e associações. Diversos programas de pós-graduação e eventos científicos têm sido dedicados à área de estudos CTS. A Revista Brasileira de Estudos CTS visa se tornar um canal de divulgação dessa produção, dando espaço tanto para as diferentes perspectivas analíticas do campo como para autores nacionais e internacionais.

A Revista Brasileira de Estudos CTS aceita trabalhos inéditos na forma de artigos, resenhas de livros, ensaios, textos de opinião e entrevistas na área CTS que apresentem relevância acadêmica e social. Textos publicados em anais de evento ou preprint são considerados inéditos. A revista publica textos em Português, Espanhol e Inglês.


A avaliação dos artigos é baseada em termos de qualidade e relevância científica. Tanto artigos originais quanto aqueles disponíveis em plataformas de preprint passarão pelos mesmos critérios. Em uma primeira fase, os editores avaliarão o atendimento às regras e à aderência do trabalho ao escopo da revista. Após essa fase, os artigos serão enviados para dois pareceristas em esquema duplo cego. Caso o artigo conste em plataformas de preprint, os pareceristas conhecerão a autoria do texto.

Caso se constate plágio ou autoplágio, o Comitê Editorial se encarregará de decidir sobre o destino da submissão.

 

Diretrizes para Submissão

A Revista Brasileira de Estudos CTS publica somente material inédito. Textos publicados em anais de evento ou preprint são considerados inéditos. Os textos devem apresentar contribuições inovadoras e relevantes e demonstrar rigor teórico e metodológico em sua construção. Tanto artigos originais quanto aqueles disponíveis em plataformas de preprint passarão pelos mesmos critérios. Em uma primeira fase, os editores avaliarão o atendimento às regras e à aderência do trabalho ao escopo da revista. Após essa fase, os artigos serão enviados para dois pareceristas em esquema duplo cego. Caso o artigo conste em plataformas de preprint, os pareceristas conhecerão a autoria do texto.

Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à Revista, isto é, não poderão ser submetidos simultaneamente a outro(s) periódico(s). A Revista não assume responsabilidade por posições emitidas pelos autores. Para qualificarem-se à avaliação por pares, as contribuições devem atender aos seguintes critérios:

 

  1. Para submeter os manuscritos à Revista os autores devem realizar cadastro no sistema SEER (colocar endereço) e inicial o processo dos passos para a submissão, seguindo as diretrizes para submissão.
  2. A revista receberá artigos em fluxo contínuo.
  3. Os artigos poderão ter no máximo 5 autores. O autor principal precisa ter, no mínimo, o título de doutor e, os demais autores, no mínimo, o título de mestre. O artigo submetido deve estar em formato .doc, .docx ou rtf, e conter título e resumo. Deverão ter entre 5.000 e 8.000 palavras, incluindo referências, tabelas e gráficos. Os artigos devem ser submetidos na fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5. O artigo deve vir acompanhado de resumo e abstract, com no máximo 180 palavras e entre 3 e 5 palavras-chave. Artigos em espanhol ou inglês devem ter resumo e palavras-chave em um segundo idioma, entre aqueles aceitos pela revista (português, espanhol e inglês).
  4. Os artigos devem ser submetidos exclusivamente pelo sítio (XXXXX) da revista. A versão do manuscrito submetida para avaliação não deve conter nenhuma marca de autoria. Devem ser retiradas as referências bibliográficas de autoria dos autores do artigo.
  5. Os autores devem enviar uma carta de apresentação com dados dos autores (titulação, cargo e e-mail); link da publicação em preprint quando for o caso; e outras informações relevantes sobre o artigo (financiamento de agências, agradecimentos e contribuições de cada autor por artigo). O artigo passará por pelo menos 2 (dois) avaliadores ad hoc (double anonymized review), mantendo-se o sigilo da autoria aos avaliadores. Os resultados podem ser: a) aprovação para publicação conforme original apresentado; b) aprovação mediante diligência para publicação após procedidas as alterações solicitadas; c) recusa. O resultado da avaliação é comunicado ao autor. 
  6. Caso o autor acate as alterações sugeridas pelos avaliadores, o texto alterado será reencaminhado aos mesmos avaliadores e/ou aos editores responsáveis pela submissão para novo parecer.
  7. Desenhos, gráficos, mapas, tabelas, quadros e fotografias devem conter título e fonte e estar numerados. Imagens devem ter resolução de pelo menos 300 dpi. Todos os elementos gráficos devem estar incorporados ao manuscrito.
  8. Titulos de seções e subtítulos não  devem utilizar caixa alta, tendo só a primeira letra capitalizada. Subtítulos de 1º nível devem usar fonte doze e ser negritados, subtítulos de 2º nível, fonte 12 em itálico negritado, 3º nível, fonte 12 em itálico não negritado.
  9. As notas devem restringir-se ao mínimo possível e, se necessárias, devem ser numeradas consecutivamente dentro do texto e colocadas ao pé da página;
  10. As citações literais curtas (menos de três linhas) serão integradas no parágrafo, colocadas em itálico e seguidas pelo sobrenome do autor referido no texto, ano de publicação e página(s) do texto citado, tudo entre parênteses e separado por vírgulas. Citações de mais de três linhas serão destacadas do texto em parágrafo especial e com recuo de quatro cm a partir da margem esquerda.
  11. Referências bibliográficas ao longo do texto devem utilizar o sistema autor-data, sem usar caixa alta para o nome do autor. Por exemplo (Lemos, 2021). Todas as obras citadas ao longo do texto devem constar da lista de referências ao final do mesmo. Os nomes dos autores devem constar por extenso com objetivo de garantir visibilidade de gênero. Obras não citadas não devem fazer parte da lista;
  12. A lista de referências deve seguir a norma ABNT 6023. A Revista adota uma política de visibilidade de gênero. Neste sentido, pede-se que os/as autores/as não tenham seus nomes abreviados. 

 

Periodicidade

Publicação quadrimensal. 

Política de Acesso Livre

A Revista Brasileira de Estudos CTS não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza, sendo um veículo científico voltado exclusivamente para o avanço da ciência em acesso aberto.

Ao submeter um artigo, os autores se reconhecem como detentores dos direitos autorais sobre ele e autorizam o seu livre uso pelos leitores. O conteúdo publicado poderá ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.

A Revista Brasileira de Estudos CTS adota a Licença Creative Commons de Atribuição, através da qual todos são livres para copiar e redistribuir o conteúdo publicado em qualquer meio ou formato, remixá-lo, transformá-lo e construir conhecimento a partir do supracitado conteúdo para qualquer finalidade, inclusive comercial. Aos utilizadores do conteúdo é requerido que, obrigatoriamente, se atribua crédito aos autores originais.

Detecção de Similaridade Textual e Autoarquivamento

Com o intuito de fazer cumprir as práticas mais éticas na publicação científica e prevenir infração de direitos autorais, os artigos recebidos são analisados através da ferramenta Similarity Check, alimentada pelo software iThenticate ou similar.

Os manuscritos analisados que apresentarem altas taxas de similaridade na redação dos segmentos introdução, discussão e resultados com conteúdo previamente publicado em veículos de comunicação científica que possuam ISSN e ISBN, sem as devidas citações e referências bibliográficas, serão rejeitados.

Ética em Pesquisa

Consulte os manuais abaixo para fortalecer a sua pesquisa: Código de Boas Práticas Científicas FAPESP

 Política de Autoria

Um autor de uma produção intelectual assume responsabilidade pública pelo seu conteúdo. É autor de um trabalho científico, aquele que participou da concepção e do planejamento do projeto de pesquisa, que criou condições para seu desenvolvimento, que concorda com o texto final do relato e que é apto para defender a sua essência perante a comunidade científica.

A autoria não é garantida por participação em coleta de dados, em grupos de pesquisa, traduções, revisões e/ou análises estatísticas. A essência de um artigo está na interpretação dos resultados, nos seus argumentos e nas conclusões que contribuem para o avanço científico.

Cada autor deve declarar as suas contribuições na pesquisa e relato, e potenciais conflitos de interesse. 

O uso de Large Language Models (LLMs) em qualquer etapa da escrita do relato deve ser devidamente justificado e explicitado na seção de Métodos. LLMs, por definição conceitual, não podem constituir autoria científica. Os editores da revista avaliarão a pertinência do uso da respectiva ferramenta.

É proibido o acréscimo ou a retirada de autores após o início da avaliação científica da submissão.

Serão consideradas afiliações aquelas com as quais o autor mantém vínculos empregatícios para fins de ensino, pesquisa e/ou prática. 

Para aqueles autores que não possuem vínculo de natureza empregatícia com instituições de ensino e/ou pesquisa, poderá ser considerado o vínculo estudantil corrente no momento da submissão. 

Autores que não possuem vínculo estudantil ou empregatício no momento da submissão devem se declarar como pesquisadores independentes.

Disputas de autoria serão resolvidas pelo comitê editorial da revista de acordo com as recomendações do COPE.

Política para Submissões por Membros do Comitê Editorial: Os membros do comitê editorial da Revista podem enviar artigos a serem considerados para publicação após revisão por pares independentes e imparciais. No entanto, a revista poderá limitar a quantidade de submissões aceitas por editor por ano, priorizando manutenção de uma baixa endogenia editorial.

 Política de Versões e Retratações

Em caso de suspeita de má conduta, a situação será avaliada pelo Comitê editorial da revista. A Revista Brasileira de Estudos CTS seguirá as orientações do COPE para investigar as alegações.

Quando a retratação se fizer necessária, a revista seguirá as recomendações do ICMJE.

Correções de erros acidentais – sejam eles estatísticos, metodológicos ou de outra natureza – quando reportados pelos próprios autores serão publicados imediatamente.

Política de Revisão

A Revista Brasileira de Estudos CTS estabelece como diretriz fundamental a responsabilidade do(s) autor(es) quanto à qualidade textual e à correta citação das fontes utilizadas. Assim, adotamos os seguintes critérios:

1. Revisão  pelo Autor

É de responsabilidade do autor realizar uma revisão completa da versão de submissão e, também da versão final do artigo, atentando-se para:

  • Correção gramatical e ortográfica;

  • Coesão e coerência textual;

  • Padronização de formatação conforme as diretrizes da revista;

  • Verificação da exatidão e completude das referências bibliográficas.

Citação de Fontes

Todos os dados, ideias e trechos extraídos de outras obras devem ser devidamente citados, com referências completas e atualizadas. O não cumprimento desta norma pode acarretar rejeição imediata do manuscrito ou, se detectado após a publicação, retratação pública.

Política de Preservação

Esta revista é preservada digitalmente na PKP Preservation Network (PKP PN) para acesso de longo prazo. Você pode saber mais sobre a PKP PN aqui

ARTIGOS

Política padrão de seção

Política de Privacidade

As Revista Brasileira de Estudos CTS tratam dados pessoais em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (BRASIL - Lei nº 13.709/2018). Por isso, os dados pessoais informados a esta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação e plataformas de indexação científicas informadas previamente na página da revista, não sendo disponibilizados para outras finalidades.
Mais informações: 
https://revistabrasileiradeestudoscts.com/revista/privacidade