EDITORIAL
Resumo
Temos a grande satisfação de anunciar a criação da Revista Brasileira de Estudos CTS, mantida pela Associação Brasileira de Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (ESOCITE.BR) e voltada para a produção acadêmica na área de Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A Revista é fruto de um trabalho coletivo que envolveu diferentes pesquisadores vinculados à ESOCITE.BR e que, durante mais de um ano, se dedicaram a dar forma à publicação.
A publicação pretende compreender as múltiplas articulações entre conhecimento científico, desenvolvimento tecnológico e relações sociais. Com um caráter interdisciplinar/transdisciplinar e crítico, espera-se que impulsione uma produção acadêmica que atua nas fronteiras entre diferentes enfoques e paradigmas científicos, buscando entender e transformar as bases cognitivas e materiais de sustentação da sociedade contemporânea.
A área CTS vem se consolidando na América Latina nas últimas décadas através de redes de pesquisadores e associações científicas. Atualmente realizam-se regularmente eventos acadêmicos da área nos diferentes países do continente.
No Brasil, em outubro de 2010 foi fundada a ESOCITE.BR, assumindo a tarefa de fortalecer a área de CTS no Brasil.
Em 2023 iniciou-se o processo de construção da Revista. A Comissão Editorial da Associação, composta por Adriano Premebida, Daniela Alves, Julia S. Guivant, Maíra Baumgarten e Thales de Andrade, assumiu a responsabilidade de dar forma ao projeto, estabelecendo as políticas e diretrizes para publicação do periódico. A montagem da Revista tem recebido grande apoio da nossa coletividade CTS, incluindo a escolha do nome feita após consulta aos associados.
Foi constituído também um Conselho Editorial de alto nível, buscando paridade de gênero, diversidade regional brasileira e presença de pesquisadores internacionais.
Sabemos, entretanto, que não será um percurso fácil. As práticas de edição científica estão sendo confrontadas com fortes desafios no momento atual. As regras da Ciência Aberta, os recursos de Inteligência Artificial e os critérios das agências de fomento demandam esforços adicionais de nossa parte. Como um periódico da área CTS, a Revista terá como papel fundamental colocar questões sobre esses e outros desafios da área de edição científica. Questões essas que serão sempre debatidas coletivamente na Associação.
Para compor este primeiro número da Revista foram convidados 12 pesquisadoras/pesquisadores brasileiros de destacada atuação na área CTS e que apresentam contribuições relevantes para o campo, em temáticas e abordagens diversas.
Temos a expectativa que estes artigos inspirem os pesquisadores a se debruçar sobre essas e outras temáticas do campo. Assim a Revista estará estimulando nossa coletividade a produzir bons conhecimentos na área CTS, cumprindo com qualidade a nossa missão.
A Revista agora está lançada. Que bons ventos a levem! Vamos juntos fortalecer a nossa área!
Adriano Premebida, Daniela Alves, Julia S. Guivant, Maíra Baumgarten e Thales de Andrade
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.